sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cuide do seu peso para ter joelhos mais saudáveis.





Mais de 15% da população brasileira está obesa e cerca da metade está acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde. A obesidade e o sobrepeso são prejudiciais para a saúde como um todo, inclusive para a dos joelhos.
Isso porque cada quilo extra representa 8 quilos de sobrecarga para o joelho. Imagine uma pessoa com 10, 20 ou até 30 quilos acima do peso ideal? Certamente deve sofrer de dores nos joelhos, que trabalham de forma forçada para suportar as atividades do dia a dia.
A obesidade é uma das causas mais comuns de redução da vida útil dos joelhos, além de poder causar precocemente desgaste da cartilagem, osteoartrite, condromalacia patelar, lesões nos ligamentos e meniscos, entre outros problemas. 

E atenção: crianças, jovens e adultos correm o mesmo risco de problemas nos joelhos quando estão acima do peso. Engana-se quem acha que dores nas articulações são problemas da terceira idade. Como todo o resto do corpo humano, o sistema musculoesquelético precisa de cuidados e atenção durante toda a vida para funcionar bem.

Sem dúvidas, a atividade física é fundamental para manter a longevidade dos joelhos, mas sempre de forma orientada, sem forçar a articulação. Programas de fisioterapia são ótimos para trabalhar a flexibilidade e reforçar os músculos da região entorno dos joelhos e coxas. Em conjunto com um exercício físico regular, a alimentação deve ser balanceada para manter o peso ideal. É importante ainda usar sapatos confortáveis, sem salto de preferência.

Para aqueles que sofreram lesões ou apresentam quadros mais graves de desgaste nos joelhos, a reabilitação é fundamental. O objetivo é tratar ou amenizar as consequências das lesões, acelerando o processo de recuperação ou ainda para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Na reabilitação, são aplicados exercícios de alongamento, fortalecimento e/ou relaxamento. O profissional fisioterapeuta pode utilizar diversos recursos como pesos, faixas elásticas, bastão, bolas, cama elástica, bicicleta ergométrica, entre outros, para devolver ao paciente a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio.
Mas, se você quer evitar passar por tudo isso, que tal começar agora mesmo? Procure se pesar e calcular seu IMC (índice de massa corporal). Para isso basta dividir o seu peso atual pela sua altura ao quadrado, ou seja:

IMC = peso dividido por altura X altura
Exemplo: 75 quilos dividido por 1,50m x 1,50m = 75/2,25 = 33,3

Depois de calcular, confira na tabela abaixo se você está acima do peso ou no peso ideal e comece a tratar seus joelhos com mais carinho!
Valores de IMC e estado nutricional

Baixo peso
Peso desejável
Sobrepeso
Obesidade
Obesidade mórbida
<20 p="">
20-25
25-30
>30
>40
Classificação recomendada pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde